Tocando Agora:
Portal do Fornecedor  Portal do Colaborador 

PIX SAQUE E PIX TROCO - LUIZ TONIN

Rede de supermercados e atacarejo Luiz Tonin Atacadista reduz custos operacionais com transporte de numerários, atrai novos clientes com a oferta de serviços financeiros; além de gerar uma nova fonte de receita

PIX SAQUE E PIX TROCO - LUIZ TONIN

O custo com numerários nas lojas era um dos principais desafios nas 20 lojas da rede Luiz Tonin. Ao oferecer as modalidades de Pix Saque e Pix Troco para seus clientes, a rede de supermercados e atacarejo reduziu esse impacto e passou a oferecer um novo serviço a seus clientes.

Luiz Tonin Atacadista e Supermercados SA
Inaugurada em 1956 como uma pequena panificadora em São Sebastião do Paraíso, interior de Minas Gerais, a Luiz Tonin desde o seu início respira inovação, oferecendo produtos que não eram comumente comercializados na região. Em 1972, a empresa abriu seu primeiro supermercado. A expansão para outras cidades veio em poucos anos, se tornando uma das maiores redes de supermercados e superatacados do interior de São Paulo e sul de Minas Gerais, com 20 lojas em 14 cidades, incluindo regiões de grande prosperidade como Ribeirão Preto, São Carlos, Franca e Guaxupé. Desse total, atualmente, 16 unidades operam como superatacados, atividade na qual estreou em 2000. Há 40 anos a rede investe fortemente em tecnologia e foi uma das pioneiras na adoção de terminais de autoatendimento e na aceitação de voucher alimentação como meio de pagamento – sempre com o propósito de buscar novos conhecimentos e experiências para antecipar e atender as necessidades dos clientes. Somando 321 checkouts em todas as formas de pagamento, a Tonin implementou o Pix para seus clientes em 2020.  
 

Desafio 
Reduzir o volume de dinheiro em espécie que circulava em suas 20 lojas, oferecer um serviço de conveniência aos clientes que não envolvesse a instalação de caixas eletrônicos em suas unidades e que permitisse diminuir os gastos com numerário e transporte dos valores para o banco.


Solução 
Após instalar terminais de self checkout em todas as lojas, aumentando a comodidade dos clientes e reduzindo as filas, a empresa passou a disponibilizar as modalidades Pix Saque e Pix Troco. A integração foi rápida e simples, visto que os estabelecimentos já utilizavam o SiTef® (Sistema inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos) e, desde então, a Tonin pôde manter menos efetivo nas lojas; além de aumentar a recorrência dos clientes em lojas.


Resultados 
• Redução nos custos de manutenção de valores nas lojas físicas
• Redução nos custos de coleta e transporte do numerário para depósito em banco
• Oferta de um novo serviço à população local, atraindo novos clientes
• Aumento de rentabilidade com a remuneração por transação e atração de novas clientes.


O custo do dinheiro

Por investir constantemente em inovação, a rede Luiz Tonin decidiu, em 2022, que era hora de reduzir o volume de dinheiro em espécie que circulava por suas 20 lojas espalhadas pelo interior de São Paulo e sul de Minas Gerais. Ao mesmo tempo, não planejava instalar caixas eletrônicos em suas unidades, mesmo com o apelo de poder prestar mais um serviço a seus clientes.

A busca por soluções para as duas questões era motivada pela mesma razão: segurança. Tanto para os consumidores e quanto para os colaboradores, pelo risco de ataques aos caixas e terminais bancários – uma prática criminosa que, mesmo em queda no país por conta da digitalização do dinheiro, ainda afeta a população, segundo dados da Febraban.

Havia ainda mais um motivo para a redução desse volume: os custos com a manutenção dos numerários. Como a rede possui um comitê de inovação, chamado de Go Digital, foi discutido nesse comitê as inovações e ferramentas que poderiam otimizar, digitalizar, reduzir despesa e trazer receita. Com a movimentação do Banco Central para ampliar o Pix que já existia como meio de pagamento, logo identificou que essa poderia ser a solução para o volume de numerário nas lojas. Para que tudo isso acontecesse precisaria de três pilares importantes: a tecnologia da Fiserv, um banco e o ERP.


Implementação imediata, conexão garantida

Para ofertar o Pix Saque e o Pix Troco em suas 20 lojas, a Luiz Tonin optou por integrar o Hub de Pix da Fiserv por meio de sua unidade de negócios Software Express, utilizando o Itaú Unibanco como Provedor de Serviços de Pagamento (PSP). Com isso, ganhou agilidade na implementação, que aconteceu de forma rápida, com a habilitação online dos serviços, e praticamente sem custos adicionais.

Adotar a solução foi mais simples pelo fato de a empresa já oferecer o Pix como meio de pagamento de compras a seus clientes, uma vez que não seria necessário passar por todo o processo de autorização para aceitação e tokenização das informações. Pesou na decisão também o fato de a Luiz Tonin já utilizar o FEPAS, solução modular e agnóstica da Software Express que oferece serviços transacionais e diferentes plataformas de pagamentos integradas ao varejo para captura de transações de cartões e vouchers, incluindo cartões Private Label, de benefícios e de serviços de fidelidade.

O Hub de Pix da Fiserv possibilita conectar todos os negócios, instituições financeiras e provedores de forma imediata e inovadora, principalmente aos varejistas. É uma forma segura de simplificar o negócio através do SiTef® (Solução inteligente de Transferência Eletrônica de Fundos), que conecta todo o ecossistema de Pix.

A solução garante a conexão com toda a estrutura de pagamentos entre os parceiros Pix, facilita e mantém as transações e operações entre vendedor, usuário final e bancos, mesmo em caso de falhas nas redes de comunicação entre as instituições financeiras e os varejistas. A jornada é mais veloz e segura aumentando a eficiência dos negócios tanto no momento do checkout. Além disso, ele integra as APIs de recebimento de múltiplos bancos, fintechs e carteiras digitais aos sistemas de automação comercial do mercado brasileiro, facilitando a aceitação do Pix pelos estabelecimentos integrados ao SiTef®.

Além de pagamentos e as opções de saque, o mix de serviços do Hub de Pix da Fiserv está pronto para oferecer as próximas modalidades, incluindo Pix Cobrança com Vencimento, Pix Garantido, Pix Aproximação e Pix Débito Automático, assim que autorizadas pelo Banco Central. Atualmente, o SiTef está presente em mais de 400 mil pontos-de-venda em 130 mil estabelecimentos comerciais em todo o Brasil, com possibilidade de integração das soluções de Pix em mais de 1 milhão de terminais.

Lançadas em 29 de novembro de 2021 pelo BC, as modalidades Pix Saque e Pix Troco foram criadas com o intuito de aumentar a capilaridade dos pontos onde os cidadãos podem obter dinheiro em espécie (papel moeda e moedas). Ambos podem ser efetuados em diversos tipos de estabelecimentos, como padarias, supermercados e lojas de departamento, e em terminais bancários e caixas eletrônicos compartilhados ou proprietários. Cada pessoa, incluindo empresários individuais e MEIs, pode efetuar até oito transações mensais sem cobrança de tarifas.

Parte da agenda Pix do Banco Central, o Pix Saque e o Pix Troco também têm o propósito de incentivar de forma constante a digitalização dos serviços financeiros no país e a redução de custos nas operações, estimulando a competição neste mercado ao facilitar a oferta de serviço de saque por fintechs e instituições digitais.


Atraindo novos clientes e aumentando as receitas (sem aumentar as filas)

Seguindo as regras definidas pelo BC, para a retirada de dinheiro nas lojas da Luiz Tonin o cliente pode optar pelo Pix Troco – no qual ele faz uma compra e pede para que o Pix seja cobrado em um valor superior, para obter essa diferença em dinheiro – ou pelo Pix Saque – neste caso, basta fazer um Pix no valor desejado, a partir de um QR Code mostrado ao cliente na tela do PDV, para receber em espécie o valor acordado, sem necessidade de realizar uma compra.

O serviço foi liberado inicialmente em um dos supermercados da rede, ajudando a entender se sua oferta impactaria as filas nas lojas, e logo depois foi expandido para as demais unidades. Desde a implementação, em julho de 2022, o ticket médio cresceu três vezes em valor.

A oferta de Pix Saque e Pix Troco acaba gerando compras de impulso e trazendo novos públicos para as lojas, principalmente por ser uma operação de fácil utilização. Basta o cliente ter o aplicativo do banco e a chave Pix para realizar um saque.

Segundo a empresa, há ainda muito espaço para crescer e a comunicação com o cliente continua constante, promovendo as soluções de Pix Saque e Pix Troco em todos os canais, presenciais e online – uma forma de oferecer ao consumidor múltiplas opções para comprar e pagar, e inclui banners em loja, disparo de SMS e e-mail marketing e avisos visuais nos caixas

“Nossa missão é garantir a excelência na relação com nossos clientes dentro dos mais modernos conceitos de mercado, para isso criamos um comitê de inovação chamado de Go Digital. Através dele veio o Pix como forma de pagamento em 2020 e o PIX Saque e Troco em julho de 2022.”
Daiane Belluzzo 
Gerente Financeiro da rede de supermercados e atacarejo Luiz Tonin

“O Pix Saque e o Pix Troco trouxeram benefícios para nossos clientes e para a Luiz Tonin Atacadista. Agora além de oferecer produtos para abastecer o seu lar, também oferecemos serviços financeiros aos nossos clientes como o saque através do Pix. O cliente não precisa mais dirigir ao banco ou lotérica para fazer o seu saque, com o App do seu banco ele pode utilizar uma de nossas 20 lojas. O cliente consegue fazer um saque em menos de um minuto.”
Daiane Belluzzo 
Gerente Financeiro da rede de supermercados e atacarejo Luiz Tonin

“O Banco Central fez um trabalho de bancarização dos clientes com o pagamento de auxílios pelo Caixa Tem e nós, enquanto lojistas, precisávamos estar preparados para receber esses clientes que transacionavam em Pix. Depois desse primeiro passo, iniciar a oferta de Pix Saque e Pix Troco, contou com uma implantação mais rápida. Temos um longo caminho, temos um ano de implantação. Crescer a participação do Saque nas compras pagas em dinheiro é o nosso maior objetivo.”
Daiane Belluzzo 
Gerente Financeiro da rede de supermercados e atacarejo Luiz Tonin