Líderes do Varejo debate setor supermercadista dia 28, em Passos
21/06/2023 às 10:00

No próximo dia 28, Passos recebe o Líderes do Varejo – Supermercados em Debate, encontro voltado para as discussões dos diversos temas ligados ao setor. O evento, organizado pela Associação Mineira de Supermercados (AMIS),vai ser realizado noClube Passense de Natação (rua Dr. Saturnino, 300), no Centro. 

O Líderes do Varejo marca a volta dos eventos presenciais promovidos pela AMIS na cidade desde o último encontro em 2006, há 17 anos, portanto. Neste ano, tem o apoio do Sebrae Minas e do Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (SEDE). 

Abertura oficial 

A cerimônia de abertura está prevista para as 15 horas, com a participação de diretores da AMIS, lideranças supermercadistas, representantes das entidades que apoiam o evento e de autoridades locais. O credenciamentoocorre das 13h às 17h30(programação abaixo). 

A participação noLíderes doVarejo é gratuita, mas com entrada restrita ao público-alvo. O evento é voltado para empresários e profissionais de supermercados, atacarejos, padarias, e outros segmentos do varejo. Tem também a participação de profissionais e diretores da indústria, que sãoexpositores e/ou patrocinadores.  

O Líderes do Varejo tem como objetivo promover a realização de negócios, relacionamento empresarial e atualização profissional, por meio de reunião, palestra, talk show e debatessobre os desafios e tendências do setor. Este é o papel da AMIS: apoiar, defender e desenvolver o setor supermercadista em todas as regiões mineiras. Essa volta a Passos com um evento da entidade, depois de 17 anos, mostra o compromisso com nosso associado e com o segmento, detalha o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala 

Outra atração do evento é o Circuito de Negócios, que é uma mostra de fornecedores em formato defeira que promove o encontro entre representantes da indústria e compradores do varejo supermercadista. Além da realização de negócios, oferece um ambiente para degustação, lançamentos; exposição de marcas e trocas de experiências.Quando propiciamos esse encontro entre supermercadistas e fornecedores, mais do que a qualidade dos produtos, estamos incentivando também o aprimoramento do atendimento ao consumidor final, que é o foco de todas as ações do varejo e da indústria de forma conjunta”, afirma Claret.  

CMON: oportunidades para pequenos negócios 

Uma parceria entre a AMIS, o Sebrae Minas e a SEDE continuidade, em Passos, a um grande programa de apoio edesenvolvimento de pequenosempreendedores no estado.É o Circuito Mineiro de Oportunidades e Negócios (CMON), que visa à maior integração e aproximação desses negócios com o varejo supermercadista.  

Esses expositores são agricultores familiares; associações; cooperativas; e pequenas indústrias com potencial para se tornarem fornecedores dos supermercados. Ao serem inseridos no espaço de feira durante o evento, eles têm a oportunidade de demonstrar os produtos a compradores e diretores de pequenas, médias e grandes redes supermercadistas, criando assim, oportunidades de negócios.  

Ação social -Em todos os seus eventos no interior, a AMIS realiza uma campanha beneficente junto às pessoas participantes e às empresas expositoras, para contribuir com o trabalho de instituições de atuação social da cidade.  São recolhidos itens como alimentos não perecíveis, produtos de higiene e beleza e de limpeza doméstica.  Os donativos são entregues diretamente a representantes das entidades ao final do evento.Em Passos, ainstituição beneficiada é a Associação Espírita Santo Agostinho. 

 Programação 

13h: Início do credenciamento - na recepção do evento; 

13h30:Circuito de Negócios - Mostra de fornecedores, com apresentação e degustação de produtos; 

14h: Palestra: O desafio de engajar e reter colaboradores no setor supermercadista. 

Palestrante:Renata Vanucci, psicóloga especialista em gestão de pessoas e em comportamento do consumidor e sócia-diretora da Vanucci Inteligência de Mercado.  

15h:Solenidade de abertura; 

15h40:Circuito de Negócios - Mostra de fornecedores, com apresentação e degustação de produtos; 

16h30: Talk Show, com empresários supermercadistas;  

17h15:Circuito de Negócios - Mostra de fornecedores, com apresentação e degustação de produtos; 

17h30: Término do credenciamento; 

18h: Término do evento. 

O setor supermercadista mineiro  

Os supermercados compõem um setor essencial à população, altamente relevante para a economia e presente em todos os 853 municípios do estado. Em números de 2022, são 10,7 mil lojas, que geraram diretamente 367,7 mil postos de trabalho, com R$ 1,31 bilhão em investimento só em novas unidades. O faturamento totalizou R$ 68,4 bilhões. A força do setor em Minas Gerais é retratada também no ranking nacional de supermercados. São cinco redes entre as 25 maiores do País, segundo o ranking nacional do setor.

 

Foto: Arquivo/AMIS

 

 

(31) 2122-0500
Av. Barão Homem de Melo, 2.200, Estoril, Belo Horizonte - MG - 30494-080